Você sabe o que é merchandising no pdv e a sua importância como estratégia de marketing? Confira nesse post!
Com tanta concorrência e o consumidor cada vez mais exigente, as empresas estão investindo muito em merchandising no pdv.
Principalmente nos pontos de vendas onde são realizadas as decisões de compra da maioria das pessoas.
Segundo a pesquisa “Hora certa de ativar o shopper”, feita anualmente pela Nielsen, empresa global de informação, dados e medição germânico-americana com sede em Nova York, nos Estados Unidos, mais de 70% das decisões de compra são realizadas na frente da gôndola, sendo que 50% destas são feitas por hábitos.
Ou seja, através de ferramentas utilizadas para a realização do merchandising no pdv, as pessoas se sentem atraídas por aquele determinado produto e, consequentemente, efetuam a compra por um certo “impulso”.
Mas afinal, você sabe o que é merchandising?
Merchandising é uma ferramenta de marketing cujo as técnicas têm finalidade de apresentar e repassar as informações sobre os produtos disponíveis no ponto de venda.
O objetivo das ações é sempre que as mercadorias tenham giro e rotatividade, para que não fiquem paradas por muito tempo no estoque.
No entanto, a finalidade principal da ferramenta, é chamar a atenção dos clientes que estão naquela determinada loja, fazendo com que eles se sintam atraídos por aquele produto.
Outra característica do merchandising no pdv é oferecer ao consumidor uma experiência única e diferenciada no momento da compra.

Quais ações podem ser feitas através do merchandising no pdv?
- Degustação;
- Entrega de amostra grátis;
- Demonstração de produtos;
- Entre outros.
Em todas essas ações de merchandising no pdv podem ser utilizados técnicas para atrair e atender da melhor forma o seu consumidor. São elas:
Merchandising sensorial
O merchandising sensorial, trabalha todos os sentidos do consumidor em prol das vendas.
Principalmente no ponto de venda, onde o cliente pode tocar, sentir o cheiro, ouvir os sons e experimentar os sabores, é importante valorizar ao máximo essas experiências.
A ideia é proporcionar um momento prazeroso e causar um sentido capaz de influenciar positivamente os desejos de compra.
Visão
Utilizar elementos visuais na cenografia que façam com que o consumidor se identifique muito bem com a empresa, é um recurso que se comunica bem para atrair visitantes para seu ponto de venda.
Olfato
Explorar esse sentido, é eficaz porque odores costumam provocar reações imediatas, mesmo que de forma inconsciente.
Isso porque os cheiros captados pelos receptores olfativos vão direto para o sistema nervoso central.
Os aromas podem ser utilizados para criar um clima agradável no seu ambiente, que despertem emoções positivas e bom humor nos seus clientes.
Audição
Pela audição também é possível destacar o seu PDV. Trilhas sonoras apropriadas ao contexto da marca também embalam o momento de compra do consumidor.
Isso faz com que o consumidor fique agitado ou mais calmo, dependendo do objetivo da empresa com a ação realizada.
Paladar
Experimentar comidas e bebidas gostosas não só estimulam o bom humor no cliente como deixa-o mais receptível aos outros estímulos sensoriais.
Tato
O consumidor adora ver os produtos com a mão. Dependendo do seguimento, é importante deixar o produto acessível ao cliente para que possam interagir, tocar, sentir a textura e o peso daquele determinado produto.