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Merchandising pode ajudar sua marca!

Sabia que o merchandising é uma das grandes áreas de interesse estratégico das maiores empresas do mundo?

Merchandising é a arte de destacar um produto ou uma marca no mercado. O objetivo é aumentar a visibilidade de determinados produtos, marcas ou serviços, com impacto direto no resultado de vendas. A ideia é ajudar o produto a causar uma impressão positiva no cliente.

Qualquer técnica ou estratégia que sirva para chamar a atenção do público-alvo, expor um produto e, consequentemente, influenciar o comportamento do consumidor para a finalização de uma compra, é considerado merchandising.

Algumas perguntas básicas devem ser feitas para um planejamento de merchandising eficiente, como por exemplo: como o consumidor vê o produto/serviço?

Quais são os esforços possíveis para promovê-lo e valorizá-lo ainda mais aos olhos do cliente?

Quais são os canais de distribuição mais adequados para o público que você deseja atingir?

Os tipos de merchandising

Merchandising de ponto de venda (PDV)

Utilizado para reforçar a presença da marca junto ao público, promovendo a fidelização do cliente. Tem a ver com a organização dos produtos na loja física, de maneira a atrair o cliente para que ele ingresse no estabelecimento e, uma vez lá dentro, faça compras;

Merchandising de sedução

Utiliza cores, cheiros, sons, a degustação e diversos estímulos para conquistar o cliente. Envolve todos os sentidos em prol de um conceito que deve impressionar o público-alvo;

Merchandising editorial

Também chamado de product placement, trata da inserção de produtos ou marcas em filmes, séries, músicas ou livros. Neste caso, a ideia principal é expor a marca a um grande público;

Merchandising visual

Tipo que tem como forma mais comum o vitrinismo, auxilia na exposição dos produtos em um ponto de venda, aumentando os resultados de forma considerável (até 70%, segundo o SEBRAE) se bem executado;

Merchandising digital

Na atualidade, elaborar estratégias de merchandising digital é quase obrigatório para qualquer negócio, dadas as imensas possibilidades que o meio online oferece. Influenciadores, blogueiros e mídias sociais são ferramentas bastante usadas para o merchandising digital.

Quais os passos para montar uma boa estratégia de merchandising?

Uma estratégia de merchandising que funcione deve ser capaz de atrair a atenção do consumidor e despertar nele o desejo imediato de adquirir um produto ou serviço.

Para isso, várias ferramentas podem ser utilizadas: embalagens, cheiros, músicas, amostras grátis, degustações, brindes, jantares com celebridades e até geladeiras.

O planejamento de uma estratégia de merchandising efetiva passa por etapas que envolvem a necessidade de responder a algumas perguntas:

Definição do público-alvo: você conhece o seu público? Sabe como o perfil dele consome seu produto ou serviço? Entende suas necessidades?

Definição de metas e objetivos claros: qual é o objetivo do seu merchandising? Aumentar vendas? Fidelizar os clientes? Apresentar uma nova marca? Cada uma destas finalidades possuem estratégias e métricas diferentes. Definir prazos para suas metas também é crucial para a evolução da sua estratégia;

Sinalize seu PDV: online ou offline, um ponto de vendas bem sinalizado e visualmente agradável tem muito mais chances de sucesso. No caso de um website, é importante que seja bem construído e funcional, trazendo as informações necessárias com transparência para que o shopper não fique em dúvida;

Crie uma identidade para sua marca: seu negócio precisa ter um conceito com o qual o consumidor irá se relacionar. A ideia aqui é despertar desejo e admiração.

Precifique de forma coerente: preço é aquilo que você paga, valor é o que você leva para casa. Perceber que se está usufruindo de algo por um valor especial ou exclusivo induz confiança e senso de urgência em seu cliente. Mas não esqueça o seu markup.

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