Muitas marcas desejam causar uma boa impressão aos clientes e proporcionar uma experiência agradável. No entanto, isso é um desafio cada vez maior. Os consumidores estão mais exigentes e deixaram de ser influenciados apenas pela funcionalidade e preço de um produto. Por conta disso, muitas técnicas são aplicadas para atrair o público, entre elas está o visual merchandising.
Essa é uma estratégia que tem como objetivo valorizar marcas, serviços ou produtos e o próprio ponto de vendas para chamar a atenção de clientes e influenciar na sua decisão de compra. Para isso, o visual merchandising usa o apelo visual e cria uma experiência que gera sensações ao consumidor.
Quer entender como isso funciona na prática e seus benefícios? Acompanhe este artigo!
Entenda a importância do visual merchandising
Essa estratégia constrói a imagem de uma marca, as características associadas a ela e suas personalidades. Ela também atua no impacto que um produto terá na mente das pessoas.
A partir disso, a proposta do visual merchandising é analisar todo o design, a composição de vitrines, cores, aromas e a organização do ponto de vendas a fim de elaborar ações que encantem os clientes. Dessa forma, ele cria um diferencial para a empresa ou loja se destacar dos concorrentes.
Veja como o visual merchandising funciona
O visual merchandising combina aspectos de arquitetura e design com o marketing e a comunicação visual. O objetivo é sempre o mesmo, criar um ambiente agradável e atraente ao consumidor de modo que estimule a compra e ele queira voltar ao local.
Nesse momento, fatores como localização da loja, disposição dos itens, os valores defendidos por ela, o público e seu comportamento, são fundamentais para essa estratégia. Por exemplo, uma marca que se localiza em um bairro mais isolado tem clientes diferentes daquela que fica em lugares centrais e movimentados.
Outros pontos interessantes são a disposição de vitrines e de produtos nos estabelecimentos. Isso porque essas questões influenciam diretamente na percepção do consumidor. Um exemplo disso é uma loja de roupas, se ela deixar de precificar, etiquetar ou colocar um item no local certo, provavelmente prejudicará a experiência do cliente. Afinal, ele perderá tempo procurando o que deseja e isso pode deixá-lo irritado.
Portanto, todo o visual do negócio deve ser pensado com atenção e cuidado, desde do nome da marca, logotipo até a decoração do ambiente. Descubra as principais técnicas do visual merchandising:
- acessibilidade, que busca facilitar a vida do cliente por meio de estratégias aplicadas desde o momento em que ele vai chegar no local até a sua saída;
- layout e ambientação da loja, que envolve a organização e disposição dos produtos que orientam o consumidor dentro do espaço;
- padronização visual, que ajuda a alinhar os conceitos da marca e produtos, trazendo uniformidade ao ambiente da loja;
- iluminação e climatização, que contribuem para um local agradável e interessante, de modo a influenciarem na decisão de compra da pessoa.
Conheça os benefícios do visual merchandising
Com uma boa aplicação dessa estratégia é possível incentivar os consumidores a comprar mais e ainda, gerar uma experiência satisfatória. Esses pontos proporcionam grandes vantagens para as empresas. Confira algumas delas:
- aumento das vendas;
- satisfação do consumidor;
- reconhecimento da marca;
- melhoria na experiência de compra;
- definição de uma boa identidade da marca.